SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a DOMINGOS MOURÃO/PI

Potencialidades

Domingos Mourão

 

O município de Domingos Mourão apresenta muitas potencialidades no setor primário, devido principalmente a sua riquíssima biodiversidade natural, ou seja, várias são as possibilidades ecológicas encontradas dentro dos limites do município.

A vegetação predominante no munícipio é a caatinga, com manchas de Cerrado. Os solos também apresentam bastante diversificação, podemos encontrá-los em condições topográficas planas aptas à mecanização, com areias quartzosas distróficas, associados a solos litólicos com afloramento de rochas e latossolos vermelho-amarelo distróficos, temos solos aluviais com áreas de massapê, que garantem a sustentação e nutrição das mais variadas culturas.

O extrativismo da cera de carnaúba é uma grande geradora de empregos e renda bastante significativa para o município. Essa atividade vem sendo tanto no passado como no presente, uma importante fonte de renda, principalmente no período do verão, levando em conta que a safra ocorre nos meses mais castigados pela seca, quando se torna impraticável a atividade agrícola por conta da estiagem.  Vale destacar outras importantes atividades, como a Bovinocultura e a Caprinocultura, que também são fortes atividades geradoras de renda ao município.

Domingos Mourão também se destaca no polo artesanato, domingosmouranenses que produzem seus trabalhos e consignam para comercialização, além de participarem de feiras e exposições para divulgar os produtos de artesãos produzidos na cidade. O trabalho, apesar de ser totalmente manual, é de qualidade impressionante, e consequentemente, é uma forma de fomentar o potencial turístico da cidade, pois ao adquirir um artesanato local, o visitante tem a possibilidade de levar um pedacinho do município e ainda gerar emprego e renda a diversas famílias.