SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Setembro Amarelo

Social - 05 de Setembro de 2022 - 12:01:13


...

O “Setembro Amarelo” é uma campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
Segundo as estatísticas, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, sendo o suicídio a segunda maior causa de morte no mundo.

Você sabia? O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. A campanha do “Setembro Amarelo” surgiu, então, nos Estados Unidos, onde um casal começou uma ação de prevenção após o seu filho cometer suicídio. Na ação, usaram a fita amarela, pois era a cor do carro que ele restaurou e era uma grande paixão do jovem.

Dando visibilidade à campanha do Setembro Amarelo, a Prefeitura de Domingos Mourão, vem conscientizar os munícipes em relação aos cuidados e a prevenção ao suicídio e a depressão. É de extrema importância a prática da empatia com o próximo, e o cuidado com a saúde mental. Vale ressaltar que a prevenção ao suicídio e aos quadros depressivos deve ser praticada e tratada durante todo o ano.

Não fique calado. Peça ajuda. Você não está sozinho(a). Se você está ou conhece alguém que está enfrentando problemas depressivos ou tendo pensamentos suicidas, ofereça ajuda e acolha. Ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188 ou entre no site https://www.cvv.org.br/. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat.